Séries de Movimento Restaurador: Ombros

Por |2021-03-31T08:46:58-03:0019 de fevereiro de 2021|

Séries de Movimento Restaurador: Ombros MOVIMENTO RESTAURADOR 1 Músicos usam e abusam dos seus ombros! Essa é uma sequência de movimentos restauradores para a reeducação do movimento saudável da articulação do ombro. Independente do instrumento que você toca ou se o seu instrumento é a voz, essas simples sequências irão te ajudar a entender como o complexo do ombro faz parte das costas e precisa de maior apoio (escápula e clavícula), enquanto a parte móvel pode mover livremente através de direção clara.   Passo 1: Deite no chão com um apoio abaixo do crânio, as plantas dos pés em contato com o chão e os joelhos dobrados. As palmas das suas mãos viradas para o chão ao lado do seu corpo (se isso é desafiador para você, comece com as palmas viradas para o teto). Fique nessa posição o tempo que for agradável.   Passo 2: Com os dedos liderando o movimento, leve as suas mão em contato com as suas costelas (pode deixar os seus cotovelos mais afastados do seu corpo se precisar). Fique nessa posição o tempo que for agradável.   Passo 3: Pontas dos dedos iniciam o movimento até que elas ‘olhem’ para o teto enquanto os [...]

Respiração Livre e Saudável na Prática Musical

Por |2022-03-30T01:58:25-03:007 de dezembro de 2020|

Respiração Livre e Saudável na Prática Musical Ao ler este texto, eu te convido a levar um instante para fechar o seus olhos e se localizar no espaço.  Há vários estímulos aqui: a tela, a leitura, a curiosidade sobre o tópico, o seu humor neste momento, as coisas que precisa ou quer fazer logo depois… Leva um instante ou vários, para se permitir de apenas repousar, fechando os seus olhos e notando a sua respiração. Ao longo do nosso tempo juntos, eu te convido a se deixar livre da obrigação de chegar em conclusões finais sobre a sua respiração. Ao invés disso, curtir pequenos intervalos de repouso, aumentando assim a sua consciência tanto de si mesma, quanto da sua respiração, enquanto estar lendo o artigo. Chave no. 1  RESPIRAÇÃO NASAL TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR   Leva o seu tempo para olhar para essa imagem. O que te chama de atenção? Nota o caminho do ar apontado com as setinhas azuis: o ar entra pelas narinas, passa pela cavidade nasal, desce pela faringe para chegar na traqueia e finalmente nos pulmões. A nossa respiração é desenhada para acontecer através do nosso nariz. Pensa em um nénenzinho que precisa respirar enquanto estiver mamando. [...]

Sobre Ação, Motivação e Conflito

Por |2021-03-31T08:56:42-03:0019 de novembro de 2020|

Sobre Ação, Motivação e Conflito Tive um insight espetacular hoje de manhã ouvindo uma palestra do Krishnamurti e me senti chamada a compartilhar o que eu escutei nela. A nossa ação é motivada pela recompensa ou pela punição. Estamos agindo buscando ganhar algo ou evitar ser punido ou perder algo. Tanto a recompensa quanto o medo da punição são coisas que vêm no futuro. Por isso, acabamos agimos na base do conflito. Krishnamurti continua a sua reflexão se perguntando “o amor é ação?” Ele traz a analogia do carpinteiro, que cria a sua peça puramente pelo amor de criar aquilo. E se a nossa ação fosse gerada puramente pelo amor de fazer aquilo que estamos fazendo? E se a gente agisse, se livrando da expectativa do ganho ou do medo? Estou me sentindo inspirada e com um sorriso incontrolável de dentro! Nessa mensagem entendi o porquê certas ações me sugam a energia e outras não. Entendi que tenho vivido grande parte do meu dia na base do conflito, realizando ações que acabam não me preenchendo na hora de fazer, porque estou mais interessada no resultado que a ação vai trazer, ao invés de realizar a ação plenamente pelo amor de [...]

Técnica Alexander para Músicos: Reprogramação Neural

Por |2021-03-31T09:07:40-03:0017 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: Reprogramação Neural “Entre o estímulo e a resposta há um espaço. Nesse espaço, está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta encontra-se o nosso crescimento e a nossa liberdade.” (atribuido a Viktor Frankl) Estímulo, Inibição & Direção: Diários de um cientista psicofísico Durante suas explorações, F.M. Alexander percebeu que o problema do seu mecanismo vocal estava relacionado a algo que ele estava fazendo na hora de recitar. Cedo nas suas investigações, ele entendeu que o problema estava mais precisamente ligado à forma habitual que ele estava condicionado a responder ao estímulo de recitar. A última etapa das suas investigações foi dedicada a encontrar uma forma de 1) inibir sua reação habitual – associada ao mal uso e funcionamento da sua voz – e 2) responder de forma consciente e favorável ao estimulo de recitar. As suas duas ferramentas: Inibição e Direção. Inibição Inibição = Contrário da Excitação do Sistema Nervoso Alexander percebeu que sua reação habitual automática não estava apenas associada ao seu mecanismo vocal e mais ainda com a sua coordenação geral – o denominado ‘Uso de Si Mesmo’. Reparou que quando respondemos a estímulos da forma habitual, vários padrões de tensão excessiva ficam [...]

Técnica Alexander para Músicos: Reconhecimento de Hábitos

Por |2021-03-31T09:21:52-03:0014 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: Reconhecimento de Hábitos “As pessoas não decidem seu futuro, elas decidem os seus hábitos e seus hábitos decidem seu futuro.” F.M. Alexander O que mais me encantou na Técnica Alexander foi a sensação que tive no final da minha primeira aula. Sai da sala me sentindo completamente diferente, como se o meu ‘eu’ interno de repente estava habitando um corpo mais leve, mais alto, mais prazeroso. Nunca me senti deste jeito antes e estava em um estado de choque, tentando entender uma sensação totalmente desconhecida – parecia mágica!  Eu olhei para a minha professora, utilizando todos os meus poderes de análise ‘sherlockholmeana’, procurando encontrar respostas. Ela me parecia leve, elegante e com um aspecto de uma pessoa que estava sentindo prazer de viver. Reparei os ombros dela, largos e sem traço de tensão excessiva, os olhos serenos, o sorriso calmo e desperto. Na época que tive a minha primeira aula, estava em um período particularmente difícil por estar com dor, peso e fraqueza nos braços, o que me impossibilitava de tocar percussão.  Eu pensei naquele momento “eu preciso o que essa mulher tem – não sei o que é, mas tudo que eu preciso é isso!”. [...]

Técnica Alexander para Músicos: O Uso de Si Mesmo

Por |2021-03-31T09:27:09-03:0010 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: O Uso de Si Mesmo "Quando você pára de fazer o errado, O CERTO SE FAZ"   F.M. Alexander A susceptibilidade humana Uma coordenação fluida é algo que não pode ser ensinado. As vezes, mestre e iniciante executam a mesma frase musical e a diferença no som é gritante, mesmo se as notas, o instrumento e até o andamento é aparentemente tudo o mesmo. A diferença é difícil de descrever em palavras. Algo está diferente. O mestre, mesmo dedicado e habilidoso, não pode ensinar de uma vez para o aluno como reproduzir a qualidade do seu som e ‘jeito’. O que que está diferente? A experiência? As horas a mais que o mestre estudou? Este assunto é rico demais para ser desenvolvido por completo aqui! Porém, há um aspecto interessante: para o mestre, aquilo é mais FÁCIL do que para o iniciante. Isso pode parecer obvio ou apenas um detalhe, mas tem uma importância gigantesca e pode conter uma chave preciosa para uma transformação instantânea da sua relação com a música e seu instrumento. Você já se deparou com o pensamento ‘isso está difícil demais’? Se você é humano, é possível que sim! Faça um experimento: pense em [...]

Técnica Alexander para Músicos: Controle Primordial

Por |2021-03-31T09:34:07-03:008 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: Controle Primordial https://youtu.be/yAvRZiResrY “A qualidade do equilíbrio da cabeça em cima da coluna determina a qualidade do tônus muscular no resto do corpo” Enquanto F.M. Alexander estava pesquisando como o uso do seu corpo estava relacionado aos problemas vocais na distante Tasmânia, sua ilha nativa, ele começou a entender que o seu problema da voz não era somente físico e sim relacionado a sua reação habitual no estímulo de declamar. E ele escreve no ‘Uso de Si Mesmo’: “Outro aspecto importante no contexto do controle da reação humana é que, através da minha descoberta do controle primordial, fui capaz de gerar melhora na apreciação sensorial do uso de meus mecanismos, que foi acompanhada por uma melhora no funcionamento de todo o meu organismo. Na época que eu atingi o estágio de consolidação da nova modalidade de uso através do emprego consciente desse controle primordial, tornei-me capaz de, ao receber o estímulo de usar a voz para declamar, inibir a direção errada e instintiva que levava ao uso antigo e nocivo da cabeça, do pescoço e do aparelho fonador, e portanto, à rouquidão, e de substituí-la por uma direção consciente que levava a um novo uso [...]

Técnica Alexander para Músicos: Unidade entre Mente Corpo

Por |2021-04-27T15:42:14-03:006 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: Unidade entre Mente Corpo “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.” – Albert Einstein “Meus dois primeiros livros, ‘A Suprema Herança do Homem’ e ‘Controle Consciente e Construtivo do Individuo’, contêm uma exposição da técnica que desenvolvi gradualmente durante vários anos em minha busca de métodos através dos quais as condições errôneas de uso do organismo humano pudessem ser melhoradas. Devo admitir que, ao iniciar a minha investigação, assim como a maioria das pessoas, eu concebia ‘corpo’ e ‘mente’ como partes separadas do mesmo organismo e, consequentemente, acreditava que os males, as dificuldades e as deficiências do ser humano poderiam ser classificadas como ‘mentais’ ou ‘físicos’ e tratados segundo critérios especificamente ‘mentais’ ou especificamente ‘físicos’. Minha experiência prática, contudo, levou-me a abandonar esse ponto de vista, e os leitores de meus livros perceberão que a técnica neles descrita baseia-se na concepção oposta, ou seja, de que é impossível separar processos ‘mentais e ‘físicos’ em qualquer forma de atividade humana. Essa mudança da minha concepção do organismo humano não ocorreu como resultado de mera teorização de minha parte. Ela me foi imposta pela experiência adquirida através das minhas investigações em um novo campo de [...]

Técnica Alexander para Músicos: Introdução

Por |2021-04-23T09:42:23-03:006 de outubro de 2020|

Técnica Alexander para Músicos: Introdução Imagine que você é um ator e tem problemas com sua voz. Você consulta professores, médicos e todo tipo de especialistas de voz e ainda assim o problema persiste. Agora imagine que um teatro muito importante te convide para fazer uma solo performance em duas semanas…O que você faz? Foi o que aconteceu com F. M. Alexander, criador da Técnica Alexander. O que o F. M. Alexander (1869-1955) fez foi consultar o seu médico. O médico pediu para que ele não falasse até a performance duas semanas depois. F.M. fez o que o médico pediu começou a sua solo-performance em voz alta e clara. Durante a performance, a voz dele sumiu, e ele com muita dificuldade e esforço finalizou a peça. Alexander voltou para o médico, que não pôde explicar o que tinha acontecido. Ele perguntou: “Não é razoável concluir então que alguma coisa que eu estava fazendo naquela noite, ao usar a voz, é que era a causa do problema?” (do Uso de Si Mesmo). A pergunta era razoável mesmo, pois Alexander tinha voz no começo da sua performance, mas não até o fim. O médico concordou, mas não conseguiu dar mais orientações para [...]

Prós e Contras da Respiração Pelo Nariz e Pela Boca

Por |2021-04-27T15:46:17-03:003 de maio de 2020|

PRÓS E CONTRAS DA RESPIRAÇÃO PELO NARIZ E PELA BOCA de Patrick Gundry-White  Tradução: Geovaldo Souza   O objetivo deste texto é dar uma compreensão mais aprofundada do ato de respirar pelo nariz. E por que defendo a respiração pelo nariz ao invés da respiração pela boca. Nós fomos feitos para respirar essencialmente pelo nariz. Em nossas primeiras respirações, quando criança, éramos capazes de respirar pelo nariz e sugar o leite simultaneamente – uma habilidade que perdemos após o período de amamentação. Quando se respira pela boca, o ar entra seco afetando o muco que reveste a boca e a garganta (experimente respirar com a boca aberta). Este ar seco que entra pela boca não é filtrado e carrega para os pulmões as impurezas do ambiente. Quando se respira pelo nariz o ar é umedecido (se está muito seco), é filtrado (através dos pêlos que temos no interior das narinas bem como pela serpentina que é a via respiratória superior); é desinfectado (o septo nasal é 99% livre de germes), aquecido (se estiver muito frio), refrigerado (se está muito quente) e limita a quantidade de ar que entra (se a entrada de ar está muito rápida). Em suma, respirar pelo [...]