Laboratórios CCPM 20222023-01-06T05:49:39-03:00

Laboratórios de Consciência Corporal para Músicos

Εncontros Ιnterativos (via app Zoom)

Detalhes sobre o curso

Trata-se de uma série de aulas laboratoriais de consciência corporal, onde musicistas de todos estilos musicais e níveis de habilidade se encontram semanalmente para estudar e praticar o seu instrumento principal: o corpo/mente.

Durante os encontros você terá uma participação ativa e aprenderá sobre os segredos do uso aprimorado, sustentável e otimizado do seu corpo dentro e fora da prática musical. 

Este é um espaço de prática e investigação. Em todo laboratório vamos realizar uma prática que você vai levar para sua semana, como tarefa de casa. 

Você não terá nada a comprovar neste espaço. A turma inclui profissionais de alto desempenho e amadores que estão apenas começando. Um tem algo a aprender com o processo do outro.

A maior parte dos encontros será dedicada aos laboratórios com o instrumento – um espaço onde você pode trazer os seus desafios e desejos com o seu instrumento e receber a instrução personalizada da Eleni. Durante cada laboratório, você vai receber propostas de experimentação com o instrumento dentro do grupo e também em pequenos grupos.

Assuntos que serão abordados

  • Decifrando a dor e a tensão excessiva na hora de tocar
  • Anatomia essencial para músicos
  • Conexão: postura, respiração e movimento
  • O diálogo interno e os “demônios interiores”
  • Resignificando e transformando o nervosismo do palco
  • Des-cobrindo o prazer de tocar e/ou cantar

DATAS & INSCRIÇÕES PARA 2023 ABRIRÃO EM BREVE!

E o que esperar se inscrevendo no curso?

Acesso aos laboratórios.

Chamamos dos encontros de laboratórios, pois têm caráter prático. Tipicamente em um laboratório Eleni introduz um conceito ou prática e logo mergulhamos juntos na exploração das questões que os participantes trazem com ou sem o instrumento.

Trabalho em pequenos grupos

Durante os laboratórios as atividades acontecem tanto no grupo grande, quanto em pequenos grupos facilitados por membros da Formação CCPM. Estes pequenos grupos também funcionam como um ponto de apoio fora dos horários da aula.

Acesso às gravações

Todos os encontros ficam gravados para o uso exclusivo dos participantes. As gravações estão disponíveis dentro de 24 horas.

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro.

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante: profissionais, estudantes, professores e amadores. Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status.

Um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro.

A sala de aula acolhe e inclui todo tipo de participante: profissionais, estudantes, professores e amadores. Estamos aqui para aprender como aproveitar nossa prática ao máximo possível, independente de nível ou status.

Um novo “instrumento primário”

Na sala de estudo de consciência corporal todos os instrumentos, inclusive a voz, participam juntos. Olhamos profundamente para detalhes técnicos e particularidades de cada instrumento, porém através da investigação do “instrumento primário” – nosso corpo/mente. Ao longo de cada encontro, pode esperar afinar e renovar seu “instrumento primário”: você!

Os participantes do curso relatam:

  • Maior liberdade, eficiência e precisão em tocar ou cantar.
  • Maior habilidade de lidar com as tensões excessivas.
  • Postura saudável sem esforço.
  • Maior autoconfiança na hora da performance.
  • Habilidade de controlar estados emocionais.
  • Ferramentas para recuperar rápido de um estudo exagerado ou performance intensa.
  • Acesso ao bem-estar, tanto na hora do estudo, quanto na hora da performance.

RECONHECIMENTO DE DIFERENÇAS

Todos que procuram ajuda, conhecimento e crescimento estão bem vindos. Isso inclui indivíduos de todas as cores, religiões, origens, identidades ou expressões de gênero, orientações sexuais, tipos corporais, habilidades, idades, e situações econômicas. Erros com certeza serão cometidos, pois sou humana. Porém, estou dedicada a um processo contínuo de aprofundar o entendimento, agir de forma inclusiva e promover equidade.

Reconheço que esse curso talvez não seja acessível a todos. Se você tem circunstâncias ou receios que te impedem de participar, por favor entre em contato comigo e juntos podemos caminhar na direção de uma solução.

O que dizem os alunos

Estudei um curso com Eleni, em sistema de videoconferência juntamente com outros alunos. Além de me sentir confortado ao interagir com outros músicos que também sofrem as mesmas dores que eu, e de ver os colegas muito felizes ao resolverem questões de consciência corporal, foi uma alegria muito grande poder celebrar suas vitórias, além de tê-los felizes em celebrar as minhas também! Durante as experiências nas aulas, Eleni me ajudou a descobrir em mim uma forma de tocar um exercício, que antes era difícil, com facilidade, liberdade e leveza. Foi simplesmente incrível! Foi apenas um curso, mas que me ensinou preciosas lições vitalícias. Tocar o piano sem dor é apenas o início: Vislumbro as possibilidades de chegar ao alto nível técnico almejado, com a consciência corporal superior possibilitada pelos ensinamentos dessa grande mestra, Eleni Vosniadou. Recomendo seu curso para pessoas que moram perto e distante de São Paulo, e desejo que este sistema online alcance músicos que não possuem acesso presencial a um educador em consciência corporal, habilitando carreiras e dispondo músicos de todo o Brasil.

CESAR BRAGA, Pianista Popular Brasileiro

Além de ter praticamente eliminado a questão da dor eu passei a sentir muito mais bem-estar ao longo dos meus estudos diários, além de me sentir muito mais confiante em situações de performance. Sinto que agora posso avançar de um estágio de melhora para um estágio de desenvolvimento mais avançado nessa parte da integração mente-corpo-ação.

VANESSA FERREIRA, Contrabaixista

Eleni, toquei numa banca quinta feira. Foi a melhor apresentação da minha vida. Presença total, tudo orgânico e acontecendo na hora. Sensação de felicidade antes, durante e depois da apresentação! Muito obrigado pelo aprendizado e principalmente por “desensinar” tanta coisa que não me servia pra nada!

FERNANDO GOES Violonista

Reparo que minha coordenação cantando melhorou muito, ao observar videos e fotos. Consequentemente, sinto que meu desempenho cantando também melhorou, sinto menos cansaço vocal e me sinto mais segura no palco.

THAMIRES TANNOUS, Cantora e Professora

O curso me devolveu o prazer de tocar violão

PABLO GALLETTI VIEIRA, Violonista de sete cordas

A técnica de Alexander me ajudou a controlar de forma concisa os meus movimentos corporais causando total conscientização sobre quais gestos são realmente necessário e quais não são, como os tensos ou exagerados. Além disso, aprendi técnicas de relaxamento construtivas e alongamentos sutis, simples e eficientes. Em relação ao psicológico, posso dizer que encontrei formas de pensar que reafirmam minha auto estima e minha segurança pessoal. Hoje, percebo que a minha postura está mais presente, não só fisicamente mas também mentalmente, sinto também que estou mais conectada com o instrumento e com o momento de está fazendo música.

MARINA MELLO, Harpista

Gostei muito da experiência do laboratório em conjunto, pois aprendemos muito com as experiências do outro, é muito enriquecedor! Posso dizer com toda certeza, que a metodologia de ensino de Eleni é transformadora de vidas, pois nos faz olhar para dentro de nós mesmos, e assim olhar em volta tudo de outra maneira!

ANDREIA HOFFMANN, Cantora popular

O curso tem sido acima de tudo uma experiência terapêutica, não só com meu instrumento mas também sem ele, tendo mais consciência do meu corpo de maneira geral, podendo buscar novos meios e novos caminhos pra chegar no que desejo e onde a obsessão pelo o certo e o errado (especialmente comum no aprendizado da música clássica) dá lugar ao que de fato é mais eficiente pra cada um, sem julgamentos.

PEDRO GOBETH, Violinista e Professor

Percebo que minha coordenação na hora de cantar e tocar melhorou muito!!! Consigo perceber com muita mais facilidade quando estou tensa, ou estou bloqueando a fluidez no meu corpo. Também sinto que consigo lidar muito melhor com o erro ou com qualquer desafio que aparece na minha prática musical. Sei que posso sempre dar um tempo pra mim, e fazer um pensamento construtivo em lugar de ficar dramatizando o erro ou a tensão.

LUANA BAPTISTA, Cantora e Percussionista

No início, foi difícil conduzir o corpo todo através do pensamento. Também foi difícil liderar os movimentos partindo da cabeça. Mas aos poucos o processo foi tornado-se mais prazeroso e a sensibilidade e percepção do meu corpo foi aumentando bastante. Isso me mostrou mais dores do que alívios, era a minha percepção do corpo se desenvolvendo. Mais ao final do processo essas dores foram sumindo e a sensação de apoio foi crescendo, E hoje me sinto muito bem tocando, andando, ou qualquer atividade!

DENIS ITO, Pianista e Professor

Além de melhorar as dores, sinto mais fluidez para fazer frases, dinâmicas, etc. Sinto mais prazer na hora de tocar.

KARINA MONTENEGRO, Violonista erudita

Aprendi a lidar melhor com as dificuldades técnicas e com certos desconfortos nas costas que sentia esporadicamente. Aprendi muito sobre como uso meu corpo, tendências que tenho e que não me ajudam… Durante a prática musical, desenvolvi uma habilidade maior de me conectar com o “agora”, de estar consciente das escolhas que faço e o que posso melhorar. Meus movimentos estão mais livres e isso reflete na qualidade do meu som e no controle das várias nuances musicais.

HENRIQUE SEGALA, Pianista

É difícil descrever em palavras o quão Eleni é uma professora incrível. Tive duas masterclasses com ela e me forneceu ferramentas tão maravilhosas! Sua maneira de falar e trabalhar convida paz em meu corpo. Suas explorações e perguntas me convidaram a encontrar novos caminhos profundos de conscientização e o trabalho que ela fez com a turma sobre o nervosismo mudou radicalmente minha vida! No passado, eu lidava com as ondas de nervosismo como uma montanha-russa apenas esperando que não destruiria muito a minha performance. Com apenas algumas idéias, agora tenho as ferramentas para abraçar e entender o nervosismo que acompanha a performance. Ela me deu um ótimo presente!

KAREN ARCHBOLD, Cantora

Tem perguntas? Entre em contato!