Monitoramento aponta que agropecuária já ocupa quase metade do Cerrado

As pastagens para o gado ocupam 47 milhões de hectares, pouco mais que o dobro da agricultura, que corresponde a 23 milhões de hectares.

0 Compartilhamentos

Um monitoramento do MapBioma aponta que a agropecuária já ocupa quase metade do Cerrado, bioma que corresponde a um quarto do território nacional e alcança 12 estados e o Distrito Federal. Ao todo, 44,2% da área é destinada ao setor.

Segundo o monitoramento, as pastagens para o gado ocupam 47 milhões de hectares, pouco mais que o dobro da agricultura, que corresponde a 23 milhões de hectares. Os dados são do projeto MapBiomas, programa de monitoramento do uso da terra que reúne várias instituições e especialistas, como universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

Entre 2010 e 2020, segundo o levantamento, foram perdidos 6 milhões de hectares de vegetação nativa do Cerrado, 3,1 milhões deles na região conhecida como Matopiba, iniciais dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Num período mais longo, de 1985 a 2020, a agropecuária abocanhou 26,2 milhões de hectares do bioma.

A conversão para pastos e cultivos agrícolas está concentrada e mais acelerada justamente na região do Matopiba, onde existe hoje a maior parte do que restou da vegetação nativa. O Matopiba tem 44% do que está ainda preservado no bioma e se tornou uma das áreas mais ameaçadas — diz a coordenadora científica do MapBiomas, Júlia Shimbo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, responsável no projeto pelo Cerrado.

Fonte: EXTRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *