A Agrotech tem se expandido o agronegócio no Brasil, não à toa que as tecnologias aplicadas na cadeia produtiva do agronegócio revolucionam o setor e melhoram a qualidade da produção já há alguns anos. E o Brasil, assumindo o papel de protagonista no comércio internacional de produtos agropecuários, têm investido cada vez mais em soluções baseadas em tecnologia, fomentando o surgimento do chamado agrotech, expandindo o agronegócio no Brasil.
De acordo com dados do AgTech Garage, existem cerca de 300 startups relacionadas ao agronegócio no Brasil. Em um censo recente realizado pela empresa, as principais áreas de atuação dessas startups são IoT (Internet of Things), softwares de gestão agrícola e agricultura de precisão.
Porém, também há startups desenvolvendo diversos outros temas, com projetos na área de segurança alimentar, educação, e-commerce e comercialização agropecuária. Já os principais mercados para a atuação desse tipo de ecossistema integram a produção de soja, milho, pecuária e cana-de-açúcar.
Diante desse cenário, muitas inovações têm sido implementadas no campo. É o caso da tecnologia, ainda em fase experimental, que permite identificar bovinos individualmente por meio de imagens, tornando obsoletos os brincos, as tatuagens e as marcações usadas para a identificação do gado.
A tecnologia é similar à de reconhecimento facial. Com ela, um sistema convencional de câmeras instaladas no campo, cochos, ou mesmo em drones captam imagens para identificar em poucos segundos cada animal.
O experimento, liderado pelo cientista da computação Fabrício de Lima Weber, garante que, além do bem-estar animal, uma das vantagens do sistema de identificação por imagens é a economia, já que os brincos utilizados são importados e o pagamento é feito em dólar.
E, embora as soluções específicas sejam diferentes de país para país, o estudo apela aos governos para que integrem a nutrição em suas abordagens à agricultura, trabalhando para reduzir os fatores que aumentam os custos na produção, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização de alimentos – inclusive reduzindo ineficiências e perdas e desperdícios de alimentos.
Nesse sentido, tornar a agricultura mais eficiente é uma premissa cada vez mais importante, e a tecnologia é uma aliada de peso na missão de produzir com mais eficiência e economia.
Fonte: Consumidor Moderno
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